Vila Pontilhão

Nós moramos na Vila Pontilhão, uma vila que se formou há mais de trinta anos da ocupação gradativa de uma beira de estrada. Ela se localiza na rua Estrada Municipal, no bairro Neópolis, próximo à ULBRA de Gravataí.
A área onde moramos foi comprada pela empresa Alphaville pra construção de um condomínio de luxo. Discutimos com a prefeitura o reassentamento para uma área próxima. A foto mostra uma assembléia dos moradores ocorrida  em 2005 no galpão pra debater o projeto das casas. Cinco anos se passaram e continuamos aqui.

A obra transformou a vila. O banhado que havia no fundo das casas foi aterrado. Lá se alimentavam dezenas de espécies de aves, entre outros animais. Veja a foto do banhado antes da obra...
ANTES
E como está agora:

DEPOIS



Mais algumas fotos tiradas pelos alunos da oficina de Comunicação popular:

A ALPHAVILLE
AS MÁQUINAS FUNCIONAM DESDE AS 7H DA MANHÃ

AS CASAS DA ALPHAVILLE



AS NOSSAS CASAS




A VILA RESISTE AO AVANÇO DO MURO




Alguns textos feitos pelos alunos da oficina de comunicação popular, referente ao tema: Pontilhão X Alphaville

As construções estão saindo e as casas também, isso é o que dizem. Os muros estão quase entrando dentro das casas, esses dias atrás voaram telhas de duas casas. Esse alphaville está cada vez mais causando polêmica.
Eles desmataram tudo o que tinha de vegetação e agora só resta nós, aqui, esperando sair da vila.
A vila está indo por água abaixo e está se acabando. Espero que daqui uns três meses estejamos em um lugar melhor.

Educanda: Betiele

 Alphaville entrou com um projeto de construção de casas em meados de 2005/2006, começaram a derrubar árvores, em 2007 as chuvas começaram a vir com intensidade, com mais força, mas ninguém notava  que o clima estava mudando e que a vila sofria com ventos e granizo.
A alphaville continuava com o trabalho de destruir o meio do nosso ambiente assustadoramente, não foi só a vila que sofreu com isso, toda a Gravataí sofreu com essa chuva, porém nós sentimos mais as consequências devido a esta devastação.
O panorama que está agora é devastador só falta colarem terra por cima das casas, o ar está modificado, a Vila Pontilhão vai sofrer ainda mais com este descuido da terra.

Educando: Lucas

Para mim o alphaville é uma grande obra mas o grande problema é o desmatamento, eu acredito que tem árvores que não se reproduzem facilmente como a nogueira que eu já vi eles derrubarem, fora os animais que eu sei que na mata não tem nenhuma espécie em extinção, mas alguns ficam sem habitat e invadem casas e são mortos, como cobras, lagarto e etc.
Creio que eu tenho meu lado ecológico e por isso me importo com isso, o barulho não importa tanto, o que importa realmente é a natureza e os animais, que haja um equilíbrio para que o mundo dure mais.

Educando: William

Outra vez o alphaville está tentando botar o muro por cima do povo da Vila Pontilhão, e os moradores estão pensando:" Será que isso vai continuar?".
As fotos que tiramos do muro chegando perto das casas estão mostrando bem a nossa situação, e o quanto estamos sofrendo.
As máquinas estão destruindo a vila, pouco a pouco, e estão cavando a terra e jogando perto das casas, dificultando cada vez mais nosso acesso.

Educando: Daniel

OS FOTÓGRAFOS