quarta-feira, 7 de julho de 2010

ALGUNS DE NOSSOS OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO POPULAR

- ensinar as crianças a estudar: às vezes, achamos que elas sozinhas vão aprender a estudar, a fazer resumos, a ler mapas, a entender textos ou figuras, etc. As crianças da nossa classe precisam de ajuda para aprender a fazer estas coisas, que não pertencem ao seu mundo e ao mundo dos seus pais.

- ensinar as crianças o trabalho coletivo: trabalhar junto com outras pessoas é sempre difícil. É importante ensiná-los como fazer isso, que é preciso ouvir um ao outro, respeitar as dificuldades, respeitar opiniões diferentes, dividir tarefas para que ninguém fique de fora, ser prestativo, colocar a mão na massa, tomar iniciativa, etc.

- ensinar as crianças a planejar suas ações: ensiná-las a fazer uma reunião para se organizar, com pauta e inscrições, relato, prazos, etc. Elas são muito capazes de fazer uma boa reunião.

- ensinar as crianças que elas também são lutadoras do povo: fazer com que as crianças participem das manifestações, nem que seja ajudando a confeccionar faixas e cartazes; levá-las à assembléias e reuniões para que falem e/ou apresentem algum teatro ou trabalho que fizeram nas aulinhas do Comitê; cantar as músicas e gritos de guerra nas aulinhas; fazer com que os temas de aula tenham a ver com o que o Comitê está discutindo no momento.

- ensinar as crianças a avaliar, o que já estimula a criticidade: sempre depois de uma ação feita em aula ou fora dela, ensinar as crianças a avaliarem o que fizeram. Veja o exemplo de uma avaliação feita por uma turminha de crianças com uma média de 8-10 anos:

"Demos uma festa para as mães e teve coisas boas e coisas que não foram tão bem."
Coisas boas:
- a festa foi linda;
- quase toda a criançada se comportou bem;
- as mães gostaram dos presentes que demos;
- as mães se divertiram e ficaram contentes com a festa;
- quase todas as crianças sabiam seus papéis no teatro, mas alguns se esqueceram um pouquinho.

Coisas que não foram bem:
- foram muitas crianças mas não foram as mães;
- algumas crianças avançaram na comida;
- algumas crianças foram as primeiras a se servir, quando tínhamos combinado que devíamos ser os últimos;
- algumas mães e crianças foram embora logo depois de servirmos a comida.

Após isto feito, pode-se apontar uma lista de ações para que estes problemas não se repitam na próxima festinha, e guardar em uma pasta para não perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário