sexta-feira, 9 de julho de 2010

Textos feitos pelos adolescentes da oficina de comunicação popular com o tema: educação


Os adolescentes foram conhecer a rádio comunitária A Voz do Morro, em Porto Alegre, e a seguir estão os textos que produziram para ler no programa da rádio.


"Se todos tivessem educação, esse mundo seria um mundo ótimo. Começando dos mais velhos até os menores que ainda não sabem que existi a palavra educação, e dizem que são as outras pessoas quem não tem educação, eu me revolto com isso.
Eu odiava meus ex-vizinhos, o pai das crianças era um homem muito ruim porque ele batia na ex-mulher e nos filhos e até hoje as crianças se revoltam com a vida que levavam e sofrem, e até batem nos outros.
Resumindo, a mulher cansou de apanhar do marido e ver os filhos sofrendo, foi morar em Porto Alegre com sua irmã e abandonou a família. Os menores foram para o Conselho Tutelar e mulher do Conselho (Bete) disse que eles iriam para a adoção. A avó ficou com pena e pegou as crianças para criá-las e está cuidando até hoje. "

Educanda:Betiele

"Educação é uma coisa que eu gosto muito, só que quase não tenho. Educação são palavras como obrigado, com licença, por favor, bom dia, boa tarde e boa noite. Por causa da educação é que existem pessoas educadas e outras não, nesta vila ninguém é educado, são todos mal-educados como o nosso colega Filipe que não costuma fazer nada nas aulas e ainda nos atrapalha.
A educação é algo que vem desde pequeno, mas muitos não a conhecem e nem sabem o que ela é. "

Educanda:Lisiane

"A educação é uma coisa que vem desde pequeno, mas muitos esquecem dela, pois acontecem brigas, discussões, tráfico e às vezes até morte. Tem muitas escolas onde já aconteceram morte de professores(as) e até alunos. Teve uma discussão que ia acabar em morte, mas os policiais chegaram bem na hora.
-Eu já briguei no colégio e quase fui pra diretoria, porque eu deitei uma guria no chão e começei a dar socos na cara dela. -disse a minha colega.
Acontecem muitos fatos que às vezes traumatizam as pessoas.
Essa é a verdadeira educação?
Não é nada, essa é a verdadeira violência! "

Educanda:Marisol

"Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha vila. Toda semana tem uma briga sempre com a mesma família e o pior é que quando eles brigam voam tijolos de barro e até a cerca.
Todas as brigas são bem organizadas, cada semana acontece uma, nunca duas na mesma semana.
O ano todo eles brigam sem sentido, é raro quando reina a paz e tudo acaba bem, quando acontece isso as pessoas e as crianças vivem felizes e tudo volta ao normal. "

Educando:William

Um comentário:

  1. Muito legais os textos! Interessante que todos associam a falta de educação à violência. É triste, mas é a realidade. Espero ler mais textos de vocês!

    ResponderExcluir